14 setembro 2015

Motivacional: O Medo de ser Independente! (O Complexo de Cinderela)

Oláaa minhas apimentadas!

Para esse comecinho de semana, separei um texto incrível que li no site A mente é Maravilhosa.   Espero que gostem! :)

O Medo de ser Independente! 
(O Complexo de Cinderela)



A existência não suporta representantes – Jorge Bucay

Há pessoas que têm medo de ser independentes e desejam, inconscientemente, ser atendidas, cuidadas e mimadas por outros. 

Descrito pela primeira vez por Colette Dowling, o Complexo de Cinderela é baseado na ideia de feminilidade que retrata essa história. Cinderela é uma mulher bonita, elegante, educada e trabalhadora, que é criticada e explorada por suas irmãs e por sua madrasta. No entanto, Cinderela não é capaz de mudar a sua situação por seus próprios meios, de modo que ela tem que ser ajudada por uma força externa, neste caso o príncipe.

Você provavelmente está pensando que este cenário se repete nos contos de fadas clássicos e nos da Disney, em particular. Infelizmente, essa é uma verdade.

Embora tenhamos superado muitos dos tabus do passado, ainda preservamos na mente coletiva um resquício desse complexo de inferioridade, que nos faz esperar pelo“príncipe de sangue azul”, alguém que cuide de nós, nos proteja e nos traga segurança.

Como resultado, crescemos doutrinados por uma educação que aprova a submissão e a dependência das mulheres a tal ponto que limita a sua autonomia e a sua capacidade de se sentirem pessoas válidas.

Assim, parece que vivemos em um mundo cheio de perigos e que precisamos ser protegidos o tempo todo. Um mundo que encoraja os indivíduos a se reprimirem e viverem esperando por algo ou alguém para dar um jeito em suas vidas.

A ânsia pelo regaste



Muitas vezes, as pessoas fantasiam com um resgate ou, dito de outra forma, com uma salvação. Se vier a galope e tiver sangue azul, melhor ainda.

Desde a infância, criou-se a expectativa de que toda mudança é odiosa e de que é difícil fazer algo por si próprio. No entanto, o complexo de Cinderela não é exclusivo das mulheres, porque, como todos sabemos, também está muito presente nos homens.

Dá na mesma utilizar o Complexo de Cinderela como uma desculpa para uma feminilidade insubstancial de “bonecas de porcelana”. Há muitos homens que estão à espera de alguém para resgatá-los, fazer algo por eles e pelo seu bem-estar.

No final, não importa o gênero; as pessoas com medo de independência são muitas e ninguém mostra a elas ferramentas para lidarem com isso.

Ninguém nasce independente!


“Eu aprendi que a coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas aquele que vence esse medo.” Nelson Mandela

A verdade é que nós tendemos, muitas vezes e demasiadamente rápido, a perder a nossa identidade. Geralmente, somos pessoas independentes, com objetivos e interesses, até que comecemos um relacionamento.

Quando começamos um novo romance, normalmente deixamos de lado o que nos define e começamos a ver o mundo a partir de um outro prisma, diminuindo a nossa individualidade. Isso geralmente acontece com mais frequência entre as mulheres; deixamos de ser fiéis a nós mesmas e nos esquecemos de voar.
 
Ser independente é o ideal, pois permite que você tome as suas próprias decisões e busque os seus próprios objetivos. Devemos sempre ter em mente que nós mesmos criamos a necessidade de estarmos dentro de uma jaula.

Então, do que depende a sua felicidade e o seu destino? A responsabilidade é sua. Toda manhã, quando você abrir os olhos, pense se você quer viver o seu dia com tristeza ou se prefere refrescar as suas emoções e torná-las suas servas.

A chave está em parar de se comparar, em crescer e acreditar em nós mesmos e no que sentimos. Os limites emocionais que você define em sua vida dependem de você, exclusivamente. - Texto via site: A mente é Maravilhosa
 
 Uma ótima semana para todas! :D
Deixe sua opinião e dica nos comentários, que "já já" respondo! 


Fonte do texto: A mente é Maravilhosa
Fonte das Imagens: Google Imagens

Me encontre nas redes sociais:


0 comentários :

Postar um comentário



 

Últimas Postagens

Apimentada no Instagram: @nayarapirchiner